5 Dicas de como cuidar de cada tipo cabelo no verão!
26 de março de 2020

5 Dicas de como cuidar de cada tipo cabelo no verão!

Categoria | curiosidades

Apesar do verão ter trazido altas temperaturas para esse início de ano, sabia que o sol não é o único fator que pode prejudicar o seu cabelo? A água da piscina, que geralmente contém cloro, e a do mar  que tem sal, também podem danificar os fios. Devido a esses fatores externos, o correto é a realização de um tratamento Defrizante para resolver  esses problemas causados durante o verão. O tratamento é exatamente o que o nome diz: ele reduz o frizz, deixando os fios alinhados devido à reconstrução da fibra, dando mais movimento e corpo às madeixas.

Este tratamento repõe as vitaminas do cabelo e também é um ótimo aliado da hidratação. Capaz de reter água e nutrientes na fibra capilar, impede que agentes externos como poluição e raios solares danifiquem os fios, livrando-os também do ressecamento. Para obter um bom resultado, o tratamento deve ser realizado uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, conforme indicação de um profissional que dirá como proceder em cada tipo de cabelo.

Vale lembrar:

  • A hidratação começa na lavagem do cabelo, e por isso a escolha do shampoo influencia diretamente nos cuidados com os fios.
  • Na hora de lavar os cabelos, use água morna. E o último enxague faça com água gelada para dar brilho aos cabelos. A água quente é um dos principais fatores que ressecam o cabelo;
  • Ao sair do banho, não esfregue a toalha nos cabelos, pois esse atrito pode provocar o frizz;
  • Se for ficar muito tempo debaixo do sol, proteja o couro cabeludo com um boné /chapéu ou use um protetor solar para os fios.

Veja abaixo as dicas de hidratação simples para cada tipo de cabelo:

   

1 . Cabelos lisos - uma das principais formas de dar brilho ao fio é usar queratina, pois ela devolve ao fio o que foi perdido com a ação do cloro ou do sal.

   

2. Cabelos cacheados – dê preferência para um shampoo sem sal e aposte em uma hidratação bem intensa, utilizando óleo de coco para a umectação dos cachos. Para evitar o frizz, você também pode adotar o hábito de usar uma camiseta macia para secar as madeixas ao invés de uma toalha. E para uma melhor modelagem dos fios na hora da finalização, misture um leave-in com creme de pentear para cabelos cacheados.

   

3. Cabelos ressecados ou com química - a melhor opção é adotar produtos que tem ação restauradora e reconstrutora. Desta forma, os fios terão seus nutrientes e vitaminas devolvidos para a fibra do cabelo, resultando em um visual saudável, brilhoso e com movimento. De acordo com o dano causado pela temporada de mar e piscina é possível escolher produtos específicos que pode ter sua ação prolongada, dando melhor resultado na sedosidade dos fios. Opte por máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos, ou seja, produtos que oferecem hidratações mais profundas e recomendadas aos cabelos ressecados por química. A periodicidade semanal é a mais indicada.

   

4 .Cabelos oleosos – Estes demandam um cuidado diferente, pois eles necessitam de produtos mais esfoliantes para o couro cabeludo e menos densos, para ajudar no controle da oleosidade. Ao contrário do que se possa imaginar não são sinônimo de cabelos hidratados, pois a oleosidade fica apenas na raiz, não chegando ao comprimento do fio, onde acontece o ressecamento. Então, o mais indicado é fazer uma limpeza do couro cabeludo para retirar o excesso de oleosidade e só depois hidratar os fios. Pode ser hidratado a cada 20 dias com cremes menos densos para não estimular mais a oleosidade.

   
  1. Cabelos normais- (geralmente sem processo químico) suportam um período maior entre um tratamento e outro. Recomendo para esse tipo de cabelo as ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os torna sedosos e maleáveis rapidamente. Um prazo de 20 a 30 dias entre uma hidratação e outra é o mais indicado.

   

O segredo meninas  está em escolher o produto cuja composição tenha os componentes necessários para o seu tipo de cabelo, que é uma forma de repor a água que falta nas suas madeixas. Então "Se a cabeleira está muito danificada, além da hidratação, é importante associar outro processo para reconstrução dos fios. Às vezes são necessárias várias hidratações para conseguir a maciez desejada",

Esperamos que estas dicas ajudem muito vocês!

< Anterior Próximo >